1. Wiki
  2. keyboard_arrow_rightTracker v1
  3. keyboard_arrow_rightOcorrências do Tracker v1

Analisando a causa raiz usando o Diagrama de Ishikawa

Atualizado em

Também conhecido como “Espinha de Peixe” ou “Diagrama de Causa e Efeito”, o Digrama de Ishikawa é uma ferramenta da qualidade que nos auxilia a encontrar a causa raiz da não conformidade.

O Diagrama de Ishikawa ajuda a organizar as causas através de 6 perspectivas, chamadas de 6M’s: mão de obra, máquina, matéria-prima ou materiais, método, meio ambiente e medida. Ao olhar para essas perspectivas, é mais fácil lembrar e levantar as possíveis causas, deixando a análise fica mais rica.

  • Mão de obra: refere-se às pessoas envolvidas nos processos afetados, e podem estar relacionadas a comportamentos, conhecimento ou dificuldades de execução.
  • Máquina: refere-se às causas originadas por problema no maquinário utilizado para a operação de processos.
  • Matéria prima ou materiais: são causas originadas por causa dos materiais utilizados para a execução dos processos.
  • Método: refere-se aos processos, procedimentos, atividades e tarefas, ou seja, o método como as coisas são feitas na empresa.
  • Medida: aqui temos as causas originadas pelos recursos usados para medir e monitorar a execução dos processos, desde indicadores até equipamentos de medição e monitoramento.
  • Meio ambiente: refere-se a como o ambiente interno e externo da empresa afetou a execução do processo.

Para usar o Diagrama de Ishikawa no Tracker, escreva as causas encontradas dentro dos campos separadas por ; (ponto e vírgula):

 

Este artigo te ajudou?