Atualizado em 

O Qualiex é um software web no modelo SaaS (Software como Serviço), ou seja, totalmente online e acessível através de qualquer um dos navegadores abaixo sem a necessidade de plug-ins ou permissões especiais nos computadores dos usuários.

Além da opção SaaS, o Qualiex pode ser instalado diretamente em um servidor no cliente.

Para utilizar é necessário ter um usuário no Qualiex, precisa ter acesso à internet e possuir um dos navegadores nas versões suportadas instalado em seu computador. Entretanto, recomenda-se o uso do navegador Google Chrome.

Habilite os cookies para um melhor funcionamento dos módulos do Qualiex.

Os cookies são arquivos de internet que armazenam o que o usuário acessa na internet, facilitando a navegação, não sendo necessário carregar a página a cada acesso ou preencher dados em formulários.

Gerenciadores de e-mail

Se você utiliza gerenciadores para envio e recebimento de e-mails, recomendamos o uso do Gmail Outlook.

Acesso Móvel

O Qualiex oferece aplicativos com versões mais simplificadas alguns módulos do sistema. São eles: AuditIndicators Tracker. Para ter acesso aos aplicativos, o usuário deve possuir um dispositivo com sistema operacional Android ou iOS.

 

Controle de Acessos

No Qualiex o acesso é restrito a usuários do sistema, o administrador da unidade habilita as permissões de acesso nos módulos e funcionalidades.

Acesso dos usuários
  • Somente usuários cadastrados no sistema podem acessá-lo
  • Para realizar qualquer ação dentro do sistema é necessário fornecer login/senha válidos
  • As senhas dos usuários estão criptografadas no banco de dados utilizando o método SHA de 256 bits, sem a possibilidade de descriptografia
  • Caso um colaborador seja desligado, precise de uma alteração de papel ou ser removido de uma unidade a revisão dos acessos é feita pelo administrador da unidade.

Para ser administrador de uma unidade é necessário ter o acesso total habilitado em seu cadastro.

Permissões
  • É possível especificar quais módulos/ferramentas os usuários terão acesso
  • Existe um controle de papéis e permissões para definir as funcionalidades que cada usuário terá acesso dentro de um módulo
Login
  • Todos os logins e as tentativas de logins são registradas em um histórico, com a data, horário e o IP de origem (endereço da Internet)

Configuração de Restrições

É possível restringir na unidade o acesso dos usuários a alguns endereços IPs, para permitir que os usuários acessem o sistema somente de dentro da empresa ou outros locais autorizados, limite o acesso dos usuários somente a um período do dia (faixa de horário), para permitir que os usuários acessem o sistema somente no horário de trabalho.

Segurança na Conexão

Qualiex possui certificado para conexão segura com SSL, utilizando o protocolo HTTPS (cadeado de conexão segura na barra de endereços do navegador).

Utilizando a conexão segura todos os dados enviados e recebidos são criptografados antes de serem transmitidos, impedindo que alguém intercepte esses dados.

O certificado utilizado no Qualiex é o mais seguro existente atualmente, pois identifica e garante quem é a empresa por trás do website (cadeado).

O certificado utilizado no Qualiex garante a identidade do servidor, para que não seja possível outro computador se passar pelo servidor para ter acesso aos dados enviados pelo usuário.

A troca de chaves com o servidor no início da conexão possibilita ao servidor identificar se os dados enviados estão vindo do computador do usuário, e não de outra pessoa tentando se passar pelo usuário.

Disponibilidade e Cópias de Segurança

O sistema está hospedado nos data centers do Windows Azure da Microsoft. Não existe apenas um servidor principal, mas um conjunto de servidores com redundâncias. Isso significa que se um servidor ficar off-line em algum momento, o Qualiex continuará online através dos demais servidores.

Em seu acordo de nível de serviço (SLA – Service Level Agreement) a Microsoft garante disponibilidade dos serviços em 99,9% do tempo.

Além da segurança de replicação dos dados disponibilizada pela Microsoft, a Forlogic também realiza backups a cada 1 hora (das 06:00 as 21:00) do banco de dados e uma vez por dia de todos os arquivos armazenados no sistema, para evitar que falhas no sistema ou erros dos usuários resultem em perda de dados.

No data center onde o sistema está hospedado (no estado de São Paulo) existem 3 cópias de cada arquivo, em computadores diferentes, para evitar que falhas de hardware resultem em perda de dados, com o recurso de “geo-replicação” garante que existem mais 3 cópias de segurança de cada arquivo em outro data center da Microsoft, localizado nos USA, para evitar que alguma catástrofe possa destruir um data center e resultar em perda de dados. Todas essas cópias de segurança são feitas automaticamente, logo após qualquer arquivo ser enviado para o sistema.

Se desejarem, os clientes do Qualiex também podem fazer download periódico dos backups dos arquivos citados acima.

Sobre o Desenvolvimento da Aplicação

O código-fonte da aplicação é versionado com Azure DevOps, o que significa que qualquer modificação no código-fonte do sistema pode ser rastreada (quando foi feita e por quem) e também pode ser revertida se necessário.

Toda a equipe de desenvolvimento possui curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação ou Engenharia de Software.

São utilizadas tecnologias de ponta para desenvolvimento de sistemas, altamente recomendadas pela Microsoft, como C#, ASP.NET MVC, .NET Framework 4.7, .NET Core 2.2 e SQL Server 2017.