Atualizado em 22 de Março de 2024.
Em determinados casos podemos ter um tipo que foi cadastrado e utilizado anteriormente no módulo Ocorrências, mas por atualizações e ajustes no processo, ele agora não deve mais ser utilizado ao cadastrar novas ocorrências.
Com o intuito de manter a rastreabilidade das informações, sugerimos que esse tipo seja inativado no sistema. Dessa forma ele deixa de aparecer na listagem quando uma ocorrências é cadastrada.
Para inativar tipos é necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa. Definido na aba Papéis e permissões > Configurações.
Clicando com o botão direito do mouse em cima do tipo escolhido ou clicando no ícone de menu de contexto do mesmo, as seguintes opções serão listadas: editar, inativar, duplicar e remover.
Selecionando a opção de inativar, esse tipo deixará de estar ativo no sistema.
Para observar os tipos inativos ou até reativá-los, pode usar o filtro da coluna de situação.
Por padrão, esse filtro vem configurado para trazer os tipos ativos. Habilitando no filtro a opção de inativos, os tipos nessas duas situações serão listados.
Visualmente esses tipos inativos estarão numa cor mais clara (cinza).
Ativar tipo de ocorrência
Para casos em que um tipo de ocorrência inativado anteriormente deve ser utilizado novamente, podemos ativar o mesmo.
Para ativar tipos é necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa. Definido na aba Papéis e permissões > Configurações.
Após habilitar o filtro de tipos inativos e localizar aquele que deve ser reativado, podemos clicar com o botão direito do mouse em cima do tipo escolhido ou clicando no ícone de menu de contexto do mesmo, as seguintes opções serão listadas: editar, ativar, duplicar e remover.
Selecionando a opção de ativar, esse tipo voltará a estar ativo no sistema.