Atualizado em 15 de abril de 2024

Ações padrões são tarefas, procedimentos ou etapas predefinidas que compõem nosso processo e fluxo de trabalho. Podemos otimizar a operação ao garantir que as ações sejam automaticamente exibidas nas ocorrências associadas à sua categoria específica.

Essas ações são associadas às categorias das ocorrências, nos permitindo cadastrá-las de acordo com o contexto de cada categoria.

Por exemplo, na categoria “Reclamação de cliente”, se fizer sentido para o processo, podemos definir como ação padrão o procedimento de “Entrar em contato com o cliente”. O cadastro de ações padrão é uma prática que contribui para uma gestão mais ágil e eficiente das atividades conforme a necessidade específica de cada situação.

Para criar ações padrão necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa. Definido na aba Configurações > Papéis e Permissões

Para cadastrar uma ação padrão, é necessário acessar a categoria à qual ela será vinculada. Podemos realizar essa alteração clicando uma vez no nome da categoria ou através do ícone e da opção de “editar”:

Dentro da categoria, você encontrará a aba “Ações Padrão”, onde localizará a opção :

Em seguida temos acesso à janela de registro da ação, onde preencheremos os campos necessários para garantir uma ação completa e precisa. É crucial neste momento construirmos uma ação objetiva e abrangente para garantir resultados satisfatórios.

  • Nome (O quê?): Preencha este campo obrigatório com o título claro e objetivo da ação a ser realizada. Isso garantirá que o executor da ação possa realizá-la de forma precisa e eficaz.
  • Local (Onde?): Caso haja um local específico onde a ação será realizada, podemos informá-lo nesse campo.
  • Custo (Quanto?): Se esta ação implicar custos, é possível evidenciar essa informação no campo.
  • Descrição (Como?): No campo de descrição forneça detalhes sobre como a ação deve ser executada. Inclua todas as informações relevantes para uma execução adequada.
  • Justificativa (Porque?): Explique a motivação e a razão pela qual a ação deve ser executada, proporcionando contexto e clareza aos envolvidos.

É possível cadastrar quantas ações padrão forem necessárias dentro da categoria, pois atualmente não há um limite estabelecido. Na aba de cadastro de ações padrão, é possível visualizar até 100 delas por página.

Havendo uma ação padrão já registrada, no cadastro das novas ações é disponibilizado o campo “Pertence à”, onde podemos indicar que a nova ação está relacionada a uma ação já cadastrada.

Quando cadastramos uma ação relacionada a outra, a ação principal receberá um ícone indicando que possui ações associadas à ela. Ao clicar nesse ícone, podemos expandir a visualização para encontrar a ação-filha:

As novas ocorrências desta categoria possuirão essas ações cadastradas por padrão.

Loading