No módulo de ocorrências podemos alterar algumas configurações para adequar melhor ao seu processo de tratativa das suas ocorrências.

Você pode alterar as configurações de planos de ação, cadastro anônimo, prazos e sobre a utilização das ferramentas de análise de causa.

Para acessar clique em Configurações no módulo de Ocorrências.

Necessário ter a permissão nos papéis Configurações “Gerenciar “

Conforme a necessidade habilite ou desabilite uma configuração.

1. Configuração de planos de ação

  • Permitir planos de ação antes da análise de causa: Selecione para criar e executar qualquer tipo de plano de ação mesmo antes da análise de causa, com essa permissão habilitada, você pode selecionar o tipo que deseja.
  • Concluir todas as ações para avançar para Verificação de eficácia: Habilite se é necessário que somente após a conclusão de todas as ações deve ser possível avançar para a etapa de Verificação de eficácia.
  • Obrigatório verificador nas ações: Ative se é necessário o preenchimento obrigatório do campo de verificador nos planos de ação.
  • Permitir que o responsável e o verificador da ação sejam o mesmo usuário: Para permitir que um mesmo usuário seja o responsável da ação e também o verificador, habilite essa opção.
  • Obrigatório o envio de anexo para concluir uma ação: Com essa opção habilitada, torna-se obrigatório o envio de evidência após a conclusão de uma ação.

2. Dias de trabalho

Selecione conforme o prazo da tratativa da ocorrência será contabilizado, considerando:

  • Segunda à sexta: Se a tratativa das ocorrências deve considerar apenas de segunda à sexta, selecione essa opção.
  • Exceto domingos: Selecione essa opção caso na sua empresa também contabiliza todos os dias da semana (segunda à sábado) ignorando os domingos.
  • Todos os dias: Habilite para considerar prazo com dias corridos para a tratativa da sua ocorrência.

3. Configuração do cadastro de ocorrências

Para definir se o emissor da ocorrência pode abrir de forma anônima ou não.

  • Permitir cadastro anônimo: habilite para que o emissor possa escolher no momento do cadastro se a ocorrência será de maneira anônima ou não;
  • Somente cadastro anônimo: habilite para que todas as ocorrências sejam abertas de forma anônima;
  • Salvamento automático: habilite para salvar automaticamente a ocorrência como rascunho durante o preenchimento de cadastro.

4. Configuração de prazos

Se for necessário permitir que o prazo de tratativa da ocorrência seja estendido considerando o prazo dos planos de ação, podemos habilitar essa opção.

  • Criar planos de ação além do prazo da etapa: O prazo da etapa de execução do plano de ação será expandido para se adaptar aos planos de ação, consequentemente aumento do prazo da ocorrência.

5. Ferramentas de análise

Para que o preenchimento das ferramentas seja obrigatório para evoluir de etapa ou seja necessário habilitar o diagrama de árvore para utilização, habilite as opções nessa seção.

  • Obrigatório preenchimento de Ishikawa: Habilite para que o preenchimento do diagrama de Ishikawa seja obrigatório.
  • Obrigatório preenchimento de 5 Porquês ou Diagrama de árvore: Selecione para ter o obrigatoriedade do preenchimento do 5 porquês ou diagrama de árvore.
  • Permitido uso de Diagrama de árvore: Selecione essa opção para habilitar a ferramenta ao realizar uma análise de causa.

Para um diagrama obrigatório ser considerado preenchido é necessário ter pelo menos uma causa raiz habilitada.

Após realizar as configurações, clique em Salvar para concluir as alterações. No rodapé temos a indicação da última alteração para orientar o período que esse ajuste está vigente, sendo aplicado somente a novas ocorrências.

Após atualizar as configurações as alterações só serão aplicadas nas ocorrências que ainda serão aprovadas. As ocorrências que já foram aprovadas e estão em andamento permanecem com a configuração antes da alteração.