No módulo de ocorrências podemos alterar algumas configurações para adequar melhor ao seu processo de tratativa das suas ocorrências.
Você pode alterar as configurações de planos de ação, cadastro anônimo, prazos e sobre a utilização das ferramentas de análise de causa.
Para acessar clique em Configurações no módulo de Ocorrências.
Necessário ter a permissão nos papéis Configurações “Gerenciar “
Conforme a necessidade habilite ou desabilite uma configuração.
1. Configuração de planos de ação
- Permitir planos de ação antes da análise de causa: Selecione para criar e executar qualquer tipo de plano de ação mesmo antes da análise de causa, com essa permissão habilitada, você pode selecionar o tipo que deseja.
- Concluir todas as ações para avançar para Verificação de eficácia: Habilite se é necessário que somente após a conclusão de todas as ações deve ser possível avançar para a etapa de Verificação de eficácia.
- Obrigatório verificador nas ações: Ative se é necessário o preenchimento obrigatório do campo de verificador nos planos de ação.
- Permitir que o responsável e o verificador da ação sejam o mesmo usuário: Para permitir que um mesmo usuário seja o responsável da ação e também o verificador, habilite essa opção.
- Obrigatório o envio de anexo para concluir uma ação: Com essa opção habilitada, torna-se obrigatório o envio de evidência após a conclusão de uma ação.
2. Dias de trabalho
Selecione conforme o prazo da tratativa da ocorrência será contabilizado, considerando:
- Segunda à sexta: Se a tratativa das ocorrências deve considerar apenas de segunda à sexta, selecione essa opção.
- Exceto domingos: Selecione essa opção caso na sua empresa também contabiliza todos os dias da semana (segunda à sábado) ignorando os domingos.
- Todos os dias: Habilite para considerar prazo com dias corridos para a tratativa da sua ocorrência.
3. Configuração do cadastro de ocorrências
Para definir se o emissor da ocorrência pode abrir de forma anônima ou não.
- Permitir cadastro anônimo: habilite para que o emissor possa escolher no momento do cadastro se a ocorrência será de maneira anônima ou não;
- Somente cadastro anônimo: habilite para que todas as ocorrências sejam abertas de forma anônima;
- Salvamento automático: habilite para salvar automaticamente a ocorrência como rascunho durante o preenchimento de cadastro.
4. Formulário padrão do cadastro da Ocorrência
Conseguimos alterar o formulário padrão de cadastro de novas ocorrências, onde é possível alterar quais campos deverão aparecer, e se eles serão obrigatórios ou não.
- Tipo: Não é possível oculta-lo mas é possível selecionar se o mesmo será obrigatório;
- Cliente: Habilite para que o campo apareça no formulário e selecione se será obrigatório;
- Local: Habilite para que o campo apareça no formulário e selecione se será obrigatório;
- Aprovador: Habilite para que o campo apareça no formulário e selecione se será obrigatório;
5. Configuração de prazos
Se for necessário permitir que o prazo de tratativa da ocorrência seja estendido considerando o prazo dos planos de ação, podemos habilitar essa opção.
- Criar planos de ação além do prazo da etapa: O prazo da etapa de execução do plano de ação será expandido para se adaptar aos planos de ação, consequentemente aumento do prazo da ocorrência.
6. Ferramentas de análise
Para que o preenchimento das ferramentas seja obrigatório para evoluir de etapa ou seja necessário habilitar o diagrama de árvore para utilização, habilite as opções nessa seção.
- Permitido uso de Diagaram de árvore: Selecione essa opção para habilitar a ferramenta ao realizar uma análise de causa.
- Obrigatório identificação de causa raiz: Habilite para que o preenchimento de alguma ferramenta da qualidade seja feito e torne obrigatório.
- Obrigatório preenchimento de Ishikawa: Habilite para que o preenchimento do diagrama de Ishikawa seja obrigatório.
- Obrigatório preenchimento de 5 Porquês ou Diagrama de árvore: Selecione para ter o obrigatoriedade do preenchimento do 5 porquês ou diagrama de árvore.
Para um diagrama obrigatório ser considerado preenchido é necessário ter pelo menos uma causa raiz habilitada.
Após realizar as onfigurações, clique em “Salvar” para concluir as alterações.
No roadapé temos a informação do período que os ajustes foram feitos e estão vigentes, sendo aplicado somente na abertura das novas ocorrências.
Após atualizar as configurações as alterações só serão aplicadas nas ocorrências novas. As ocorrências que já foram criadas e estão em andamento permanecem com a configuração anterior.