Atualizado 27 de março de 2024

Em alguns casos específicos, uma classificação de causa anteriormente cadastrada e utilizada no módulo Ocorrências pode não ser mais adequada, devido a atualizações e ajustes no processo. Portanto, recomendamos que esta classificação seja inativada, evitando sua seleção ao classificar a causa de uma ocorrência.

Para garantir a rastreabilidade das informações, recomendamos inativar a classificação de causa que não será mais utilizada. Dessa forma ela deixa de ser exibida na listagem ao classificarmos a causa de uma ocorrência.

Para inativar classificação de causa é necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa. Definido na aba Papéis e permissões > Configurações.

Clicando com o botão direito do mouse em cima da classificação de causa escolhida ou clicando no ícone menu de contexto da mesma, as seguintes opções serão listadas: editar, inativar, duplicar e remover.

Selecionando a opção de inativar, essa classificação deixará de estar ativa no sistema.

Para visualizar as classificações de causa inativas ou reativá-las, você pode utilizar o filtro na coluna de situação.

Por padrão, esse filtro vem configurado para trazer as classificações de causa ativas. Habilitando no filtro a opção de inativos, as classificações de causa nessas duas situações serão listadas.

Visualmente as classificações de causa inativas estarão numa cor mais clara (cinza).

Ao inativar uma classificação de causa que possui ocorrências vinculadas, a informação não será perdida.

Como Ativar uma classificação de causa

Para casos em que uma classificação de causa foi inativada anteriormente, mas deve ser utilizada novamente, podemos ativar a mesma.

Para ativar classificação de causa é necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa. Definido na aba Papéis e permissões > Configurações.

Após habilitar o filtro de classificações de causa inativas e localizar aquela que deve ser reativada, podemos clicar com o botão direito do mouse em cima da classificação de causa escolhida ou clicando no ícone menu de contexto da mesma, as seguintes opções serão listadas: editar, ativar, duplicar e remover.

Selecionando a opção de ativar, essa classificação de causa voltará a estar ativa no sistema.

Loading