Atualizado em 03 de abril de 2024

Os planos de ação das ocorrências vem com campos padrão no sistema, seguindo o que é definido na metodologia 5W2H. Existem momentos em que o seu processo pode não precisar de alguns campos, ou até podem precisar que o campo seja sempre preenchido, de forma obrigatória.

Essa personalização pode ser feita no Qualiex Ocorrências atráves das Categorias.

Para definir quais os campos padrão dos planos de ação de uma Categoria é necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa. Definido na aba Papéis e permissões > Configurações.

Clicando com o botão direito do mouse em cima da categoria escolhida ou clicando no ícone de menu de contexto  do mesmo, as seguintes opções serão listadas: editar, inativar, duplicar e remover.

Ao selecionar a opção de editar, você poderá modificar as informações da categoria cadastrada.

Para as categorias já criadas, quando iniciamos o processo de edição, 3 abas principais serão apresentadas na parte superior da janela, acesse a aba, “planos de ação”:

Abaixo do subtítulo “Configurações dos campos” estão as opções configuráveis para definirmos quais campos vão aparecer para preenchimento nas ações dessa categoria e se serão obrigatórios ou não.

Os campos de Nome, Pertence à, Responsável e Verificador não podem ser desabilitados para preenchimento. Eles são considerados como básicos no momento de cadastro das ações.

A possibilidade de definir quais campos serão apresentados na ação é interessante porque nem sempre uma dessas informações é necessária, dependendo do processo que está sendo executado.

Para casos em que um desses campos é desnecessário, pode clicar no ícone para desabilitar o mesmo.

Caso o campo seja útil apenas em alguns casos, pode desmarcar o checkbox de obrigatoriedade. Dessa forma o campo aparece pra ser preenchido, mas esse processo é opcional, podendo ou não ser preenchido.

Também é possível personalizar os campos presentes no momento do reporte de progresso e custo. Desabilitando um dos campos através do checkbox ele deixa de ser apresentado no momento do respectivo reporte.

Ao clicar em , o processo será concluído e os campos configurados serão exibidos nas ações dessa categoria.

Loading